quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CANNONDALE F1 - MOD. 2010

Eis uma bicicleta que já por varias vezes tenho olhado para ela. Uma bike rigida, com 110mm de curso dianteiros, oferecidos por uma vistosa Lefty Alloy DLR. Tenho-a sondado (e até já rolei com ela neste Verão, e agora mais recentemente), e confrontei o gerente para uma possivel compra da bike (já a algo tempo que gostava de montar uma rígida). O preço oferecido foi bastante apelativo, agora resta saber se valerá a pena a compra!!

Argumentos para a compra:

1º- Ter uma bike em que a manutenção seja básica e pouca (uma rígida sempre exigem menos que uma suspenção total!!)

2º- Começar a incluir a "Maria" (leia-se Esposa) no BTT, incentivando-a a passeios básicos e simples, para assim perceber o fascinio do BTT

3º- Ter uma bike de recurso quando a Nº1 (Cannondale Scalpel Carbon 1) estiver no "médico"!

Claro que para o negócio se concretizar teria de ter dois aspectos muitos importantes: primeiro, a disponibilidade financeira para a compra; segundo, se o negócio seria bom.

Após uma boa avaliação da bike, não só em terreno, mas tambem visual, o estado geral da bike é bom. Só a apontar algumas "escoriações" nas escoras traseiras, o normal para uma bike que anda no monte. As pastilhas estavam gastas (mas o gerente prontamente disse que seriam substituidas). A corrente com algum desgaste (foi substituida recentemente). O cubo dianteiro com rolamentos a precisar de substituição. Resumindo: o diagnóstico final é francamente bom, a "Maria" concordou com o negocio e até se mostra empolgada para experimentar a bike!!

Agora uma análise em "sito" da bike.

CARACTERISTICAS DA CANNONDALE F1
Quadro: Flash alloy S.A.V.E. BB30 w/ 1.5" HeadShok head tube

Suspensão: Lefty Speed alloy DLR 110mm Solo Air w/ one-piece outer
Rodas(cubos, aros e raios): DT Swiss XCR 1.7
Pneus: Schwalbe Racing Ralph 2.25"
Pedais: Shimano M520 clipless
Pedaleira: Truvativ Stylo OCT 3.3 44/32/22t
Corrente: SRAM PC-951 9sp
Cassete: SRAM PG-970 11-32t 9sp
Desviador dianteiro: Shimano SLX
Desviador traseiro: SRAM X-0
Manipulos de mudança: SRAM X-9 triggers
Guiador: Cannondale C3 flat
Avanço: Cannondale SI stem/steerer 3D forged
Headset: Cannondale SI HeadShok
Travões: Avid Elixir R Carbon
Selim: Cannondale Stage w/ crmo rails
Espigão de selim: Cannondale C3 31.6mm w/ 15mm offset
Peso:  10,5Kg, peso anunciado pelo gerente (prontamente será posto o peso real)

ANALISE DA BIKE EM ACÇÃO
Começando pelo que é mais básico e visual, a bike apresenta uma cores de linhas simples, com predominância do branco, sendo rasgada por uma linhas vermelhas, acompanhada por uma Lefty branca e uma rodas com um cubo branca, rematando com punhos brancos cannondalle. O aspecto é do nosso agrado (meu e da "Maria")!!

Em terreno, apesar de ser uma bike rígida e em alumínio, apresenta um estranho "conforto". Talvez à custa do sistema SAVE e aliados a uns pneus 2,25 (pneus que serão a primeira substituição da bike!!). Mas note-se aqui, que não rolei mais de 60km, por isso este conforto é relativo.

A rolar, e apesar dos pneus vultuosos, é uma bike que não desilude. Responde bem a todos os esforços dispendido, sendo toda a energia de cada pedalada retribuída com um rolar efectivo. Em piso irregular, a lefty não deixa os seus creditos por mãos alheias, estando a funcionar a 100%. A curvar e descer a estabilidade da bike é boa, sendo bastante fácil de direcciona-la e com boa aderência ao solo. Claro que tem as suas limitações como rígida (embora aqui também entre em conta o meu pouco à vontade com a bike). Apresenta uns travões potentes, nunca falharam na sua função (a única ressalva, foram as pastilhas gastas!!). Transmissão irrepreensível, com entradas suaves e boa precisão, cumprindo bem as suas funções.

O selim foi uma agradável surpresa, apresentou-se confortável, sem queixas por parte dos Glúteos!! Guiador e selim, nada a apontar, básicos e simples.
As rodas, simples e funcionais, bem ao estilo da DT Swiss. Nada a apontar. O único senão será mesmo a roupa das rodas, ou seja os pneus! Pneus 2,25?!?!? Será que a bike estará apta para o freeride?? Para o uso pretenso da bike, estes pneus estão completamente despropositados.

UPGRADES EFECTUADOS:
Para alem das respectivas pastilhas e rolamentos já acordados com o vendedor. A primeira alteração são os pneus para uns 2.0. A Aplicação de uns extensores curtos, e de um aperto rápido vermelho na roda traseira.

CONCLUINDO:
Perspectiva-se assim a aquisição de mais uma Cannondale para juntar às restante (Scalpel e Six), mas em que serei o dono Nº2 e será usada mais em passeios curtos ou em SOS (sempre que a Scalpel estiver indisponível!!).

Certamente irão ver-me mais vesz nesta bike, pois ainda quero explorar mais as potencialidades desta máquina. Ainada para mais com os “retoques” finais que prest~pectivo efectuar-lhe.

Fico à espera das vossas opiniões!!! Entretanto irei publicar fotos da bike...

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais parabéns pelo nova aquisição sei que ainda não esta feita mas se a "Maria" concordou é negocio fechado. :):)

É sempre bom saber que um amigo tem uma maquina dessas a mais, posso vir a precisar. Não me deve servir mas ok. :):):)

Quanto a Pneus pk 2.0 e não 1.9???

E visto ser para a "Maria" uns pedais mistos vinham a calhar pk já estou a ver o filme :):):)

Abraço
DZ

Rafael disse...

Boas amigo,

O negócio considero que foi bom. Apsar de ser uma bike de serviço, pouco uso teve. Está em bom estado.

Os pneus, optei pelos 2.0 porque assim, fica no meio termo. Roda bem, e ainda dá algum "conforto" e estabilidade à bike (visto ser uma bike rigida!!).

O negócio já foi consumado.

Entretanto tiro uma fotos... O peso final da bike (com os porta bidões e conta voltinhas) é de 11Kg...