sábado, 9 de janeiro de 2010

A ESQUIZOFRENIA DO BTT


Meus filhos,


Neste mundo atribulado que é o das duas rodas (ou seja a roda fina e roda grossa), numa luta constante por tentar encontar uma identidade, um lugar, uma ideiologia partilhada, tem-se visto o crescimento exponencial de um mal mental, a ESQUIZOFRENIA.


A esquizofrenia é uma desordem cerebral crónica, grave e incapacitante. Pessoas com esquizofrenia podem escutar vozes e acreditar que outros estão a ler e controlar os seus pensamentos ou conspirando para prejudicá-las. Essas experiências são aterrorizantes e podem causar medo, recolhimento ou agitação extrema. Pessoas com esquizofrenia podem falar coisas que não fazem sentido, ficarem sentadas por horas sem se mover ou falando muito pouco, ou podem parecer perfeitamente bem até falarem o que realmente estão pensando. Uma vez que muitas pessoas com esquizofrenia podem ter dificuldade de manter um emprego ou cuidar de sim mesmas, a carga em sua família pode ser significativa.

Temos visto claramente, que o estado catatónico, associado à esquizofrenia, está muito ligado ao inviduos da roda grossa (tem muita dificuldade em sair do sítio, muita dificuldade em fazer quilómetros!!), enquanto que os delírios persecutórios, os diálogos sem sentido, estão fortemente ligados à gente da roda fina (este sentimento de guerra, de perseguição).

Os tratamentos incluem medicamentos antipsicóticos e tratamento psicossocial. Os tratamentos disponíveis podem aliviar muitos dos sintomas, porém a maioria das pessoas com esquizofrenia deve ter que enfrentar alguns sintomas residuais pela vida toda. Apesar disso, hoje em dia muitas pessoas com esquizofrenia conseguem levar vidas construtivas em suas comunidades.


Meus filhos, visto isto, temos de tentar a união, formar uma comunidade em que se crie um polo de tratamento a esta psicopatolgia, que tanto tem assombrado o mundo das duas rodas.


O vosso curador,
RLM

Sem comentários: