terça-feira, 30 de agosto de 2011

RODA 29... SERÁ POSSIVEL??

No passado dia 27 de agosto, tive o prazer de rolar numa rigida 29er... Bem, não foi propriamente rolar... Penso que foi mais cavalgar!!



A Bike Point disponibilizou-me uma specialezed stumpjumper 29er (mod. 2012).
Uma bike com quadro HT em carbono FACT 8m com geometria 29,equipada com transmissão sram X9/X7 e pedaleiro duplo(38/24) SRAM S-1250 de 10 velocidades .Travões hidráulicos Avid Elixir R SL, suspensão RockShox Reba RLT 29, Aros DT Swiss 29” revetidas com pneus S-Works Renegade 29 x 1,95 (que foram uma agradavel surpresa) e selim Specialized BG Phenom Comp. Restantes periférico, a cargo da própria marca (Specialezed).

AS SENSAÇÕES

Sendo possuidor de uma Cannondale Flash F1, rolar numa rigida não seria uma novidade. Enganei-me... Uma rigida 29er, não é uma rigida comum!! Parece que a escora traseira tem um amortecedor, e os meros 80mmm de curso da suspensão, mais parecem uns 120mm!!

A bicicleta a rolar é um mimo!! É só pedalar e deixar a bike embalar... Não existe perda de energia, antes pelo contrário, mais parece que o nosso esforço é potencializado pela bike!!

Mas o verdadeiro teste era ver como esta bike se portava em trilhos técnicos. Em subidas dificeis, com obstáculos e declives consideráveis (como só o Lino nos sabe premiar!!) e descidas rápidas, serpenteadas por curvas sinuosas e drops respeitáveis. Pois bem, o que tenho a dizer do comportamento da bike: ESPETÁCULO!!! Quando pensava que ia levar um "couçe" ou sentir o chão mais prómixo de mim, a bike já tinha passado pelos obstáculos!! O única dificuldade sentida, foi mais em curvar e direcionar a bike. Parecia que estava a pilotar um "Boeing", pois as respostas às manobras eram um pouco lentas (tambem à mistura um pouco de "aselhice" minha!!)

CONCLUSÃO

Fiquei adepto das 29er... Apesar da bike testada não ser uma Cannondale, imagino uma 29er com Lefty, não era espetacular, seria FENOMENAL, as 29er demonstram ser uma bikes com enorme potencial. Tendo em conta esta ser uma rigida, depressa esqueçemos que estamos perante uma bike sem amortecedor!! Tal é a forma como os pneus "comem" todas as irregularidades...
Se pudesse escolher entre Specialized ou Cannondale, o coração bateria por uma "perneta"...
E agora, será que vou perder a cabeça e juntar uma 29er às minhas bikes?? Fica a pergunta no ar e a resposta dependente da venda de 2 Cannondale's...

Em breve darei novidades...

Sem comentários: