domingo, 28 de março de 2010

I Duatlo BTT Póvoa de Varzim

Meus amigos, venho deste modo deixar aqui o que foi a experiência de um duatlo (foi o meu primeiro!!)

Antes demais começo por relatar como foi a minha preparação para esta prova... Bem... foi quase nenhuma!! Aproveitei esta semana que estava dr férias e fiz desde 3ª feira até 5ªfeira treino bidiários, incidindo essencialmente na corrida (algo que já não fazia a quase um ano!!), correndo cerca de 20-30 min, fazendo séries (intervalos de sprint com intervalos de recuperação). Na quinta feira, sentia-me já tão cansado, que dei em mim a pensar: "que ando eu a treinar?? Assim no domingo nem posso com as pernas!!"
Mas na sexta foi dia de treino normal e sábado foi o relaxamento!!

Chega então Domingo - DIA DA PROVA!! O que se constata logo é o clima de verdadeira competição!! Muitos clubes de triatlo e a própria Federação de Triatlo de Portugal presente como Organizadores. O que se pode dizer é que a Organização estava no mínimo Boa, mas como já é hábito em grande parte de todas as provas (pelos menos as que participo), houves atrasos... A partida que seria para as 10h30, foi quase às 11h... Bem um "habitué"!!

O Parque da Cidade recebia então a primeira edição do Duatlo BTT onde se efectuava na distância sprint: 4900 metros de corrida (duas voltas), 18,7 quilómetros de BTT (duas voltas) e 2450 metros de corrida (uma volta).

Como já referi, respirava-se um clima de competição. Muita gente com boa preparação física, muita gente a fazer aquecimentos como verdadeiros prós... Algo que tentei fazer sempre acompanhado. A ansiedade antes da partida era ENORME, e o coração já batia a cerca de 120bpm e andia nem corria!!

Deu-se a partida, e o primeiro instinto é não deixar fugir o pelotão!! Algo que se revelou ser dificil!! Os atletas mais pareciam galgos a correr... Aguentei até onde deu, depois fui ao meu ritmo... No final da 2ª volta e com uma posição nos 30 primeiros atletas, foi altura de entrar no posto de transição, calçar as botas, colocar o capacete e começar a pedalar..

Era no BTT onde eu depositava mais confiança, estando agora dentro do meu ambiente habitual... Mas desenganem-se se pensam que consegui alguma vantagem... Longe disso!! Apenas consegui recuperar algumas posições mas que mais tarde as perdi (e talvez ainda mais algumas). O que mais me impressionou foi vê-los a rolar em bikes tipo Continente e Feira-Nova!! Sem pedais de encaixe e a ameaçarem desmantelarem-se a qualquer momento!! E foram muito s destes que acabaram á minha frente no percurso de BTT. Talvez o trajecto rolante, com poucas zonas de "puro" btt, com muito percurso em estradões e estradas secundárias, tenhas benefeciados os atletas que estão menos á vontade no BTT. A partes mais dificeis foram zonas onde a lama era tanta que muitos optavam por sair da bike e correr ao lado dela!!

Por fim chegava a parte final da prova, os ultimos 2450 metros até à meta!! Mas estes Km finai foram os mais duros... As pernas pouco respondiam à minha vontade de correr. Mais parecia de andava a passo do que corria, e ao ritmo que ia, os mais preparados na corrida não tiveram dificuldade em ultrapassar-me. Bem tentei aumentar o ritmo, mas a energia e as pernas não era muita!! Enfim!! Mas consegui chegar ao final, terminado a prova com um tempo total de 1h23m...

Resumindo: um desafio que embora até parece facil, requer algum tipo de preparação... Desenganem-se aqueles que julgam que pedalar chega!! É preciso correr... E correr bem!!! Se será uma experiência a repetir?? Claro que sim, embora agora tenha a noção que não posso descorar a corrida... Talvez tentar manter um treino por semana de corrida (o que não é facil, o tempo é pouco e dá-se prioridade ao que mais gostamos - o BTT).

Fica agora o desafio lançado, para um dia o Póvoa BTT organizar uma prova deste genero, para os associados terem o sabor do que é um DUATLO...

Sem comentários: